• 11 5547-7770
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dicas e Artigos do Dr Igor Polonio

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

Atingindo cerca de 15% da população de fumantes, é mais uma das doenças provocadas pelo hábito de fumar.

 

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) atinge cerca de 15% dos fumantes.É uma doença causada principalmente pelo tabagismo e provoca destruição do tecido pulmonar (enfisema) e inflamação nos brônquios (bronquite). Os sintomas clínicos incluem falta de ar, chiado no peito e tosse com produção de catarro diariamente. Os fumantes geralmente perdem cerca de 60 ml de pulmão anualmente, o que é o dobro do que uma pessoa normal perde.Os fumantes que fumam a mais de 10 anos podem começar a desenvolver a DPOC.

O diagnóstico da DPOC é através de um exame chamado espirometria, basicamente um "teste de sopro". O indivíduo que tiver relação do volume expirado em 1 segundo sobre o volume total expirado, pós broncodilatador, menor que 70%, terá DPOC. Todos os fumantes há mais de 10 anos devem ser submetidos a espirometria, para diagnóstico de DPOC.

 

A DPOC tem cura?

A DPOC não tem cura, apenas tratamento com medicação sintomática (inalatórias). O pricipal fator que diminui a progressão da doença é a interrupção do tabagismo. Este é o primeiro passo para quem quer melhorar dos seus sintomas.
A progressão do DPOC, caso a pessoa não deixe de fumar, pode levar a morte e a incapacidade permanente, além de uso de oxigênio durante grande parte do dia, o que gera grande piora da qualidade de vida.

 

 


© 2020 Dr. Igor Bastos Polonio | CRM-SP 101463. Todos os direitos reservados. by GroovePix.
Site em conformidade com a Resolução 1974/2011 do Conselho Federal de Medicina | Veja aqui a Política de Uso e Privacidade do Site
Esta página utiliza cookies para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.