• 11 5547-7770
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dicas e Artigos do Dr Igor Polonio

Tuberculose

Tuberculose

Causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, a Tuberculose é uma doença séria mas que, se tratada corretamente, tem cura.

 

Tuberculose é a doença infecciosa causada pela bactéria (bacilo) Mycobacterium Tuberculosis. Pode atingir diversos órgãos, mas o mais comum é o pulmão. O contato da tuberculose é através de gotículas de saliva expelidas por pessoas doentes quando elas tossem (pessoas com tuberculose pulmonar, pois tuberculose em outros órgãos isolados não é transmitida, a não ser que a pessoa tenha tuberculose pulmonar concomitante. Uma vez inalado o bacilo, irá diretamentte para os pulmões, nos quais fará a primo-infecção tuberculosa.

Esta infecção passa muitas vezes despercebida, como uma gripe por exemplo. Nesta infecção o bacilo se espalhará por todo o organismo, além dos pulmões, fazendo granulomas em vários órgãos. Quando o indivíduo tem a defesa boa, como é o caso da maioria das pessoas, o organismo debela esta infecção, mas o bacilo fica latente. Isto é chamado de infecção tuberculosa, que é diferente da tuberculose ativa, já que a maioria das pessoas é infectada pelo bacilo, ou seja, permanece com ele latente. Se esta pessoa, em algum momento da vida tiver uma redução de suas defesas, poderá reativar um destes focos de tuberculose, em qualquer órgão, porém o mais comum é o pulmão.

Os sintomas da tuberculose pulmonar são febre alta, principalmente à tarde, emagrecimento, sudorese (suores) noturna intensa e tosse com catarro, as vezes com sangue, por mais de 3 semanas. Se não tratada, a tuberculose pode levar a morte, desta maneira, se você tiver com estes sintomas, procure o seu médico.

O diagnóstico da tuberculose pulmonar é por baciloscopia no escarro, ou seja, pela demonstração do microorganismo no catarro da pessoa (BK no escarro).

Uma vez diagnosticada inicia-se o tratamento imediatamente, com uma combinação de remédios que é administrado com supervisão médica por 6 meses, com retorno mensal ao médico. O tratamento pode se extender para tempo maior que este, dependendo da situação do paciente (se ele for diabético , por exemplo).

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todo novo caso deve passar pelo posto de saúde para notificar. A medicação para tratamento não é vendida nas farmácias comuns, sendo fornecida somente pelos postos de saúde públicos.

A tuberculose é uma doença séria, porém se tratada leva a cura, por isso procure seu médico se estiver com tosse prolongada, já que o tratamento precoce leva a reestabelecimento precoce, com menos sequelas (cicatrizações pulmonares anômalas, dilatações dos brônquios e calcificações).

 

 


© 2020 Dr. Igor Bastos Polonio | CRM-SP 101463. Todos os direitos reservados. by GroovePix.
Site em conformidade com a Resolução 1974/2011 do Conselho Federal de Medicina | Veja aqui a Política de Uso e Privacidade do Site
Esta página utiliza cookies para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.