ESPIROMETRIA

Conheça o Exame de Provas de Função Pulmonar.

A espirometria é um exame realizado através de um aparelho denominado pneumotacógrafo. Este aparelho consegue transformar as inspirações (entrada de ar nos pulmões) e expirações (saída de ar dos pulmões) do paciente em fluxo, gerando curvas e medidas que auxiliam o médico no diagnóstico das mais diversas doenças pulmonares.

Os dois principais volumes medidos pela espirometria são o volume expirado forçado em 1 segundo (VEF1) e a capacidade vital forçada (CVF). O VEF1 é o volume de ar que sai dos pulmões no primeiro segundo de uma expiração forçada. A CVF é todo o ar que pode ser mobilizável dos pulmões e é uma manobra na qual o indivíduo enche os pulmões completamente e após sopra com força até que elimine todo o ar, sobrando apenas o volume residual (VR) que é o volume de ar que fica nos pulmões após uma expiração completa. Este último previne que haja o colabamento pulmonar.

Outra medida importante na espirometria é a relação entre o VEF1 e a CVF, ou seja a divisão VEF1/CVF. Esta relação nos indivíduos adultos normais deve ser maior do que 75 %, ou seja, um indivíduo normal, em média, deve expirar no primeiro segundo mais que 75 % da CVF. Se ele expirar menos do que isso, por definição tem um distúrbio obstrutivo, que pode ocorrer na asma e na DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica - enfisema ou bronquite do tabagismo).

INDICAÇÕES

As principais indicações da espirometria na atualidade são:

• O diagnóstico das doenças pulmonares, principalmente asma e dpoc, mas também nas doenças pulmonares intersticiais (fibrose pulmonar);

• Exame pré-operatório nos portadores de doenças pulmonares para estabelecimento do risco cirúrgico nas cirurgias abdominais altas, gastroplastia (redução de estômago) e cirurgias de ressecção pulmonar (por exemplo - no câncer de pulmão);

• Avaliação de indivíduos que trabalharão na indústria, principalmente naquelas que os expõe aos mais variados tipos de poeira industrial, ocupacional;

• Acompanhamento dos indivíduos com doenças pulmonares para estabelecer a indicação e a eficácia da terapêutica.