Homeopatia

Você sabe o que é Homeopatia?

A Homeopatia, ciência e terapêutica médica descoberta por Samuel Hahnemann, em 1796, é baseada no tratamento das doenças pela similitude ou princípio dos semelhantes.

Quando Hahnemann a descobriu, postulou seus 4 pilares fundamentais:

• Experimentos no homem saudável;

• Doses infinitesimais;

• Princípio dos semelhantes e medicamento único.

Os experimentos com as medicações, na época, foram feitos no homem saudável, em doses infinitesimais, gerando o que se chama de patogenesia, ou seja, o conjunto de sinais e sintomas que a medicação produz no homem saudável.

Com isso, quando temos um ser humano doente, com sintomas semelhantes aos que determinada medicação produziu no homem saudável, a administração desta medicação ao homem doente o cura, pelo principio da similitude, o qual foi postulado inicialmente pelo pai da medicina, Hipócrates.

Para que ocorra a melhora ou cura da doença, é importante que a medicação escolhida englobe a totalidade sintomática do paciente, incluindo os sintomas mentais, gerais e locais, ou que abranja os principais sintomas, principalmente os mais raros e peculiares, gerando o que em homeopatia denomina-se de síndrome mínima de valor máximo.